Pages

sexta-feira, 12 de agosto de 2011



Assistencia Social
CREAS é comparada a uma UTI social
Junto do CREAS foi inaugurado o Centro de Referência  da Mulher
Foi inaugurado nesta quarta-feira, dia 10, o Centro de Referencia Especializado de Assistência Social (CREAS). O evento contou com a presença de autoridades e presidentes de associações de bairros e de representantes de segmentos da sociedade de Tupã e Região. OS discursos foram de entusiasmo diante da inauguração da unidade do CREAS em Tupã. Muito se falou em trabalho em prol das pessoas cujos direitos foram violados e proteção as vitimas de violência.
O CREAS foi comparado a uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Social, onde  as pessoas vitimizadas, mulheres, homens, crianças e idosos vão buscar auxilio social, psicológico e legal para preservar e realizar e concretizar seus direitos. A secretária de Assistência Social,Neusa Assad Gonçalves, disse que a inauguração era muito especial para ela e para toda equipe de assistentes sociais e para a população tupãense, principalmente as pessoas com maior vulnerabilidade social.
Na oportunidade, ressaltou o trabalho do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Leste e SUL. “Este será um espaço de Deus, e o que importa é fazer o bem sem olhar a quem”.Neusa informou que a implantação do CREAS em Tupã era uma de sua metas. “A prefeitura está investindo sozinha nesta unidade. Depois nós iremos buscar o co-financiamento do governo federal”. Neusa explicou que o CRAS tem  por objetivo prevenir os riscos sociais e o CREAS irá funcionar como uma UTI Social, onde prestará as pessoas vitimizadas toda assistência necessária para preservar seus direitos.
A Dra. Lucilia Donadelli, representando a Câmara Municipal, parabenizou a equipe da pasta de Assistência Social e a administração municipal pelas ações em prol das pessoas mais carentes. “Esta inauguração fortalecerá e será um avanço social”.  Também a vereadora Dra. Telma Tulim,elogiou o empenho da administração municipal para implantar o CREAS e o Centro de Referência da Mulher. “O Centro de Referência da Mulher será um braço do CREAS”. Disse que enquanto delegada da mulher tinha dificuldades em implantar um centro de referência da Mulher.
Dra. Telma destacou o CRAS quanto entidade preventiva através de reuniões socio-educativas, entre outras atividades. ‘Gostaria de parabenizar a administração que está neste momento inaugurando uma unidade que irá dar assistência a pessoa vitimizada por qualquer abuso que seja. Isto é um avanço no que diz respeito aos direitos do ser humano”.  O diretor do Diretoria Regional de Assistência e Desenvolvimento Social (DRADS) de Marília, Helio Benetti, disse que a implantação da entidade é um desafio para a administração. “Tupã se caracteriza com um município com gestão plena e isto significa que Tupã tem uma grande rede de proteção social”.
Na oportunidade, Benetti,disse que a maior obra que a pessoa pode fazer é investir no ser humano”A maior obra é aquela que nós nós realizamos pelo ser humano”.  Também destacou o papel do CRAS como uma entidade voltada a prevenção dos riscos sociais. “Aqui deve haver união entre os funcionários que estarão trabalhando com casos sensíveis, casos que requerem toda dedicação e paciência e o trabalho em equipe é fundamental”. Benetti elogiou o empenho do governo de Tupã para implantar o CREAS antes mesmo de esperar o co-financimento do governo federal. “Esta administração tem falado forte com o coração”.
O vice-prefeito, César Donadellli, destacou o papel do Cras e elogiou a instalação do CREAS “Hoje no pais há um problema sério com drogas e hoje estamos inaugurando mais um equipamento público para apoiar as famílias vitimizadas. Este será um dispositivo9 que estará ajudando as pessoas a enfrentar seus problemas”. O prefeito, Waldemir Gonçalves Lopes, falou em seu discurso que a maior obra que um homem publico pode fazer é valorizar o ser humano. “Há 39 anos trabalhei com educação e vi que o melhor caminho para se construir um cidadão de verdade é dando educação”.
Disse também que não precisaria instalar o CREAS se as pessoas valorizassem mais a educação e construísse cidadãos preparados para a vida. “Isto que nós estamos fazendo é inclusão social”. também orientou a equipe do CREAS a realizar um trabalho concreto e que cada  se empenhasse o tanto que poderia para ajudar ao próximo. “Para implantar o CREAS e saber do quanto é necessário para estas famílias é preciso antes de tudo gostar de gente”.
O CREAS
O CREAS tem como objetivo: Fortalecer a família função de protetora de seus membros; Incluir as famílias na rede de proteção social e nos serviços públicos; Romper com o ciclo de violência no interior da família; Oferecer condições para reparar danos e interromper a violação de direitos e Prevenir a reincidência de violações de direitos. Os CREAS são unidades de serviços de proteção social especial (média complexidade), para atendimento de famílias e indivíduos em situação de risco pessoal e social.
No CREAS são atendidas: Crianças, adolescentes e famílias vítimas de violência doméstica e/ou intrafamiliar: que acontecem nas situações de trabalho infantil, abuso e exploração sexual, violência física, psicológica e negligência, afastamento do convívio familiar por medida socioeducativa ou de proteção, discriminação, e outras situações. Adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa em meio aberto (Liberdade Assistida e Prestação de Serviços à Comunidade). Mulheres e pessoas idosas, vítimas de violência doméstica/intrafamiliar.
Também são atendidas famílias e indivíduos em situação de rua; com pessoas abrigadas ou egressas do acolhimento institucional; com usuários de substâncias psicoativas; com idosos atendidos em Centro Dia; ou que necessitam de serviços de habilitação e reabilitação para pessoas com deficiência.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Estância Turística de tupã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário